Aeronave da Força Aérea Brasileira reforça buscas por pescadores desaparecidos há 5 dias em Maricá
20/01/2026
(Foto: Reprodução) Buscas por barco de pesca desaparecido continuam em Maricá
A aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) está ajudando nas buscas pela embarcação Funelli, que desapareceu com seis pescadores no mar de Maricá, na Região Metropolitana do Rio. A operação montada para localizar os tripulantes entrou no quinto dia nesta terça-feira (20).
(CORREÇÃO: Ao publicar esta reportagem, o g1 errou ao afirmar que uma aeronave da Marinha ajuda nas buscas por pescadores desaparecidos em Maricá. Na verdade, a aeronave empregada na operação é da Força Aérea Brasileira (FAB). A informação foi corrigida às 15h34.)
Segundo a corporação, o pesqueiro deixou de emitir comunicação e sinal de rastreamento na região de Ponta Negra desde a última quinta-feira (15), quando deveria estar retornando à base após sair de Niterói no início de janeiro.
Na operação de busca e salvamento, a Marinha emprega navios -patrulha, entre eles o Gurupi, e a aeronave SC-105 Amazonas, deslocada especialmente para reforçar as buscas desde o fim de semana. O objetivo é ampliar a cobertura aérea e marítima na área indicada como última localização registrada da embarcação.
📱 Siga o canal do g1 Região dos Lagos no WhatsApp.
Também foram acionados avisos de segurança no mar a outras embarcações que navegam pela região, solicitando apoio às ações. A Marinha informou que será instaurado um Inquérito Administrativo sobre Acidentes e Fatos da Navegação (IAFN) para apurar as circunstâncias do desaparecimento e possíveis responsabilidades.
Quem são os pescadores
Entre os seis pescadores a bordo está o mestre da embarcação, Nilton de Jesus Silva, de 66 anos, com mais de quatro décadas de experiência em mar aberto. Os demais tripulantes identificados são: Raimundo Nonato Costa dos Santos Filho, Sirlenildo da Silva, Raimundo Nonato do Nascimento e Juarez Serejo da Silva. O sexto homem ainda foi citado apenas como Raimundo pelos familiares.
As famílias acompanham com angústia as buscas e pedem qualquer informação que possa ajudar nas operações. A Marinha reforça que informações podem ser repassadas pelos telefones de emergência 185 (serviço marítimo) e pelos contatos do Comando do 1º Distrito Naval.
As buscas seguem por terra e mar, com a expectativa de que os recursos adicionais aumentem as chances de encontrar a embarcação ou vestígios dos pescadores desaparecidos.
Operação mobiliza navios e aeronaves na tentativa de localizar embarcação e tripulantes desaparecidos
Divulgação
Inforgráfico da última localização da embarcação detectada pelo rastreador; seis tripulantes desaparecidos.
Arte g1